ASTERACEAE

Chaptalia cordifolia (Baker) Cabrera

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Chaptalia cordifolia (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

16.547,686 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorre em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Hind, 1999; Monge; Roque, 2010; CNCFlora, 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Critério: B1ab(i,iii)
Categoria: VU
Justificativa:

A espécie possui distribuição restrita, e habita áreas campestres do pampa e de regiões serranas. Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A agricultura e a agropecuária são ameaças incidentes e a expansão dessas atividades representa um risco para a sobrevivência da espécie.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Habita áreas campestres do pampa (Borges, com. pessoal) e de regiões serranas (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 4.5 Subtropical/Tropical Dry Lowland
Detalhes:

Ameaças (6):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining high
A mineração na região central do Espinhaço é uma das principais ameaças a biodiversidade local (Vasconcelos et al., 2008).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture high
Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de atividades agrícolas e silviculturais (Overbeck et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire high
A incidência de incêndios severos é uma grande ameaça à biodiversidade na região central do Espinhaço (Vasconcellos et al., 2008).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.4 Livestock high
A criação de gado da região central do Espinhaço constitui uma ameaça direta a biodiversidade (Vasconcellos et al., 2008).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat) high
A invasão por espécies exóticas (Pinus sp, Eragrostris plana) e a expansão de pastagens cultivadas com espécies exóticas constituem juntas uma das maiores ameaças aos campos da Região Sul (Overbeck et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.4 Livestock high
O sobrepastejo causado pela criação de gado e as práticas inadequadas de manejo do solo representam ameaças diretas a biodiversidade dos campos nativos da Região Sul do Brasil (Overbeck et al., 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Em perigo" (EN) (CONSEMA-RS, 2002).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Ocorre no Parque Natural do Caraça, Catas Altas - MG (CNCFlora, 2011).